Programa – Ligações à Montante

Formulários

Como participar: Dependendo da adequação do participante às abordagens acima referidas, este poderá inscrever-se preenchendo o formulário de inscrição online clicando nos links

Médias empresas

Pequenas empresas

Micro-empresas

Sub Aba 1:

Componente 1 do CONECTA: Ligações à montante

Reforçar a capacidade e as competências de Gestão:

Apoio à formação e capacitação:

Compreendemos os desafios individuais enfrentados pelas PMEs em termos de formação. O Programa CONECTA oferece treinamento em iniciativa pessoal e habilidades de gestão. Fornecerá assistência personalizada para atender às necessidades específicas das empresas seleccionadas, garantindo que as mesmas recebam o apoio necessário para o crescimento sustentável. Esta fase centrar-se-á na melhoria da capacidade e competências das PMEs e será ministrada por empresas de formação especializadas. Para participarem nesta fase, serão seleccionadas 1000 PMEs entre as que se candidataram.

Descrição pormenorizada da componente 1 - Ligações à montante

Resultados esperados:

Alavancagem de recursos do sector privado
Visa alavancar recursos do sector privado para actividades relevantes do projecto;
Reforço das capacidades através de acções de formação
esta acção apoiará as PME’s com capacidade reforçada para obterem melhores resultados;
Aumento das vendas
visa um aumento das vendas das empresas apoiadas pelo projecto;
Criação de emprego
esforçar-se por criar mais e/ou melhores empregos através das empresas apoiadas pelo projecto;
Capacitação das PME’s detidas por mulheres
O Governo moçambicano está empenhado em reforçar a capacitação das mulheres, em particular através de uma maior inclusão na esfera económica. Este compromisso é acompanhado por iniciativas proactivas que visam promover o empreendedorismo das mulheres.

Beneficiários

São os seguintes os sectores elegíveis para apoio, no âmbito do CONECTA:
  • Fornecimento de alimentos e restauração: agro-processamento, restauração e serviços de hospitalidade;
  • Serviços de construção: preparação da construção; eletricidade; engenharia, metalomecânica e obras de betão;
  • Serviços profissionais indirectos: administrativos, serviços de apoio, serviços de transporte, serviços de limpeza; serviços de gestão de instalações; saúde, segurança social, segurança e ambiente; serviços de gestão de resíduos; serviços de armazenamento; serviços públicos.

Foco Geográfico

  • Tete, Nampula e Cabo Delgado – O apoio às PMEs que operam nestas localizações geográficas é o foco principal do Projecto.
  • Outras Províncias: O apoio pode ser alargado às PMEs de outras províncias se as PMEs estiverem registadas e a realizar negócios em Tete, Nampula e Cabo Delgado.

Critérios de Elegibilidade

 Critérios de elegibilidade para a seleção de PMEFase 1
1Manifestação de interesse para a Fase 1 (formação em competências de gestão), preenchendo o formulário de candidatura online através do website do CONECTA www.conecta.gov.mzX
2PME devidamente registada (conforme definido no artigo 5 do Código Comercial de 2022) e registada em Moçambique, comprovada pelos documentos da empresa (Número Único de Identificação Tributária e Registo Comercial) – É necessário anexar o comprovativos.X
3Declaração de início de actividade (pelo menos 12 meses de funcionamento)X
4Situação fiscal da PME regularizada (é necessário anexar comprovativos)X
5

Mercado estabelecido: Volume de vendas de, pelo menos, uma grande empresa antes da apresentação da candidatura.

As PME’s já em actividade terão de apresentar um balanço financeiro do ano anterior para comprovar o volume de negócios

X
6PME’s ligadas a grandes investimentos ou que actuam ao longo da respectiva cadeia de valorX
7

As PMEs devem operar nos seguintes sectores prioritários:Estes sectores incluem:

· Fornecimento de alimentos e restauração, agro-processamento, restauração e serviços de hospitalidade.

· Serviços de construção, preparação da construção, eletricidade, engenharia, metalomecânica, trabalhos em betão.

· Serviços profissionais indirectos, administrativos, de apoio, serviços de transporte, serviços de limpeza, serviços de gestão de instalações, saúde, segurança, social, segurança e ambiente; gestão de resíduos; serviços de armazenamento; serviços públicos

X
8Potencial demonstrado na candidatura para reforçar as capacidades através da formação e melhorar o desempenho das empresasX
NotasAs PME’s afectadas por conflitos/insurgência em Cabo Delgado e que tenham perdido os seus documentos comprovativos serão elegíveis, desde que apresentem um duplicado dos documentos comprovativos no prazo de um mês a contar da data da pré-seleção. 

Como submeter a candidatura

A manifestação de Interesse é feita através do preenchimento e submissão do formulário de candidatura que pode ser encontrado aqui link  até 30 de Abril de 2025.

Sub Aba 2:

Fase 2 - As empresas serão formadas em competitividade verde e Inclusão de género.

Assistência técnica e normas de qualidade: Assistência Técnica e Padrões de Qualidade: Um mínimo de 200 empresas qualificadas da Fase 1 e 100 empresas da abordagem Top-down receberão assistência técnica no processo de aquisição e padrões de qualidade.

Sub Aba 3:

Fase 3 - Componente 1 do CONECTA

Ligações de mercado e acesso ao financiamento: Isto envolve ajudar 100 PME nas abordagens ascendentes e descendentes do fornecimento de bens e serviços a grandes projectos, bem como no acesso ao financiamento (subsídios) e ao mercado financeiro através de redes financeiras. As atividades incluem eventos de networking, soluções digitais e exposição das PME aos desafios de aquisição colocados pelos grandes projetos.