Segunda sessão do comitê de investimento avalia 11 novos projectos em tete

Entre os dias 29 e 30 de Outubro, o Conecta Negócios realizou com sucesso a segunda reunião do Comité de Investimento da III Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID) na cidade de Tete. O evento marcou um momento estratégico para o programa, coincidindo com a cerimónia de assinatura dos acordos de subvenção aprovados na primeira sessão do Comité (Nampula, setembro/2024).

Durante os dois dias de trabalhos, os membros do Comité – mantendo a composição da primeira sessão (cinco representantes do sector privado e dois do sector público) – avaliaram criteriosamente as propostas submetidas, resultando na aprovação de 11 novos subprojectos empresariais. Em linha com os critérios da Janela 3 do Fundo, o Comité de Investimento priorizou a avaliação de projetos apresentados por empresas das províncias focais (Tete, Nampula e Cabo Delgado. Posteriormente, nesta segunda sessão, foram analisadas as melhores propostas elegíveis das demais províncias abrangidas pelo programa (Sofala, Zambézia e Manica), completando assim o processo de seleção regional.

 

“Esta segunda sessão consolida o processo de selecção transparente e criterioso que implementámos, garantindo que os recursos do Conecta Negócios sejam alocados a projectos com real impacto no desenvolvimento económico regional”, afirmou o Dr. Pedro Paulino, Coordenador do Conecta Negócios. O dirigente destacou ainda o alinhamento destas aprovações com os objectivos estratégicos do programa.

A sessão de Tete representou um importante marco na execução da III Edição do FCID dedicada a empresas já ligadas com contratos de fornecimentos as cadeias de valor das grandes empresas, que conta com um envelope financeiro de 15 milhões de dólares para apoiar cerca de 100 Pequenas e Médias Empresas.

Com estas duas sessões realizadas – a primeira em Setembro em Nampula (com 16 projetos aprovados) e agora em Tete – o Conecta Negócios demonstra o seu compromisso com um processo de seleção rigoroso e participativo, envolvendo actores locais na decisão sobre os investimentos mais estratégicos para o desenvolvimento das regiões abrangidas,. Saiba mais sobre a 3ª Edição do programa CONECTA-FCID.”