Conecta Negócios abre as “portas” da “Formação-Piloto, em Iniciativa Pessoal”

Depois da Província de Tete, o Projecto Conecta Negócios escala a cidade de Nampula para iniciar a Formação-Piloto dos seleccionados, que posteriormente poderão fazer a replica da matéria aprendida sobre empreendedorismo.
A sessão iniciou com a indução aos futuros Formadores, de modo a terem a noção dos objectivos do Conecta Negócios. Neste primeiro contacto, entre os formadores e a equipa do Projecto, várias dúvidas foram levantadas e coube à Vasco Chemane, Especialista da área de Desenvolvimento Empresarial do Projecto clarificá-las.

“Das perguntas colocadas, se destacam as que têm a ver com objectivos do projecto, critérios de selecção das Micro, Pequenas e Médias Empresas a capacitar, os conceitos de Ligações à Montante e de Consumo, as modalidades de subvenções, e o cronograma, as quais foram exaustivamente respondidas”, disse Vasco Chemane.

Após a sessão indutiva, seguiu-se a interacção com a Master-Treiner, onde os futuros Formadores trouxeram as suas experiências da vida profissional, que por sinal, a maioria é docente. Laura Ruffier, Formadora dos Formadores, diz que este primeiro contacto, eles já demostraram maior interesse em aprender a matéria e acredita num desempenho positivo.
“Pelo o que percebi deles, são pessoas com sede de aprender e acima de tudo cheios de muita energia e participativas. A maior surpresa é que já estão conectados com os conteúdos que, previamente, enviamos, isso demostra seriedade e empenho por parte deles. Sabem do benificio que terão da formação. Esperamos avalia-los durante a aula de simulação com a turma-piloto das empresas já selecionada.” Disse Laura

De recorde que a província de Nampula conta com avultados investimentos estrangeiro, concretamente, na exploração das áreas pesadas dos distritos de Larde e Moma, no litoral da província.